quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Litoral de SJB tem previsão de ressaca com ondas de 2,5 metros



A Defesa Civil de São João da Barra, no Norte Fluminense, recebeu alerta de ressaca da Marinha do e a orientação é para que pescadores evitem a atividade em alto mar até domingo (11). Segundo o alerta, o mar está agitado e ondas no litoral devem chegar a 2,5 metros.
“A ressaca chega em São João da Barra também pelo motivo de fazer parte do Cabo de São Thomé. A Marinha está monitorando toda a costa brasileira e a qualquer momento poderá mudar a situação”, disse o subcoordenador de Defesa Civil, Welington Barreto.
O período de maré de Lua, explico Barreto, iniciou na quarta-feira (7), e vai até o próximo dia 14. “Com a ressaca e períodos de maré de Lua, a tendência é o mar avançar ainda mais. Estamos monitorando toda orla e até o momento não existe nenhum desabrigado”, destacou.
Segundo a Defesa Civil, o nível do rio Paraíba do Sul deverá subir a partir de sexta-feira (9).
“A medição do rio, às 12h, estava em 4,40 m e as águas que caíram nesses municípios deverão chegar no Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, a partir das 7h de amanhã”, concluiu.
Avanço do mar em Atafona
O mar da praia de Atafona, em São João da Barra, avançou seis metros nas últimas duas semanas. Segundo a Defesa Civil, o avanço foi motivado por conta de frentes frias que têm mudado as correntes do mar, deixando a água agitada.
O problema do avanço do mar em Atafona é antigo e a erosão acontece desde a década de 60. A água já tomou cerca de 14 quarteirões do distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Porto do Açu em São João da Barra exporta US$320,7 milhões no semestre

A exportação em São João da Barra no mês de junho retraiu 1,55% em relação a maio, atingindo US$74.900 milhões. O valor acumulado no sem...