sexta-feira, 18 de maio de 2018

Dia de Combate à Exploração Sexual é lembrado em SJB


O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi celebrado nesta sexta-feira, 18, com ações de conscientização entre alunos da rede municipal de ensino do 5º distrito de São João da Barra. O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Caetano, alertou ser necessário a criança e o adolescente entender o que é o abuso, e a partir daí saber que a solução para esta violência é a denúncia.
O “Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes” e uma roda de conversa com estudantes foi comandada pelas técnicas do Conselho Tutelar, Verônica Vasconcelos, Fernanda Pedro Ribeiro, Alessandra Gaspar e Janaína Alves Monteiro Mandu.”Os pais são responsáveis pela segurança dos filhos. Cabe a eles, criar, educar e proteger”, disse Verônica.
Das denúncias registradas no Conselho de São João da Barra, 70% são de abuso sexual, e a região do 5º distrito é a que mais vem sofrendo com este tipo de crime, segundo dados do órgão. Em caso de denúncia, o cidadão e cidadã podem ligar para o número do Plantão do Conselho: 22-99864-6230, ou para o Disque 100, um canal direto com o Ministério Público, que imediatamente aciona o Conselho Tutelar local.
A emoção tomou conta do público que pôde apreciar apresentações com o Coral de Libras da Escola José Alves Barreto, de Mato Escuro, sobre os Direitos das Crianças. As escolas Ângelo Antônio Mendonça, de Concha 1, e Manoel de Souza Gomes, de Barra do Jacaré, passaram uma mensagem sobre respeito através da música “O seu corpo é um tesourinho”.
A jovem estudante Andressa Almeida, da escola José Alves Barreto, disse entender o que é o abuso e que ninguém tem o direito de encostar-se ao corpo de uma criança e adolescente. “Na minha escola a professora sempre nos alerta, também há muitas palestras sobre este assunto. Sabemos que em casos de abuso devemos falar com o responsável e denunciar ao Conselho Tutelar”, frisou.
A escola anfitriã, Chrisanto Henrique de Souza, fez apresentações musicais com alunos do 4º e 5º anos, além de declamação de poesia e do Coral Juventude do Açu, liderado pelo professor de música Marcos Bastos. “As escolas estão de portas abertas, é sempre importante atividades como as de hoje, no intuito de conscientizar. Toda forma de abuso precisa ser combatida”, ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.
O evento envolveu as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e Cultura, de Saúde e Conselho Tutelar e contou parceria da Ferroport (parceria Prumo Logística e Anglo American), empresa responsável pelo terminal de minério de ferro do Porto do Açu.
Parte dos integrantes do 129º Grupo Escoteiros do Mar se apresentou e falou sobre a história e a finalidade do grupo. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), também presente, fez esclarecimentos ao público, formado também por pais de alunos.


Fonte:http://www.sjb.rj.gov.br/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Porto do Açu em São João da Barra exporta US$320,7 milhões no semestre

A exportação em São João da Barra no mês de junho retraiu 1,55% em relação a maio, atingindo US$74.900 milhões. O valor acumulado no sem...